Mais de 100 municípios receberão certificado Verde Azul

- 01/12/2009 - 11:00:37

Anúncio do ranking ambiental dos municípios paulistas será divulgado nessa terça-feira, em evento no Anhembi.

A equipe do Projeto Município Verde Azul, da secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, acabou de finalizar as avaliações dos planos de ações municipais. Mais de 100 municípios serão consagrados este ano com o certificado do projeto. Isso significa que mais de 15% das cidades do Estado alcançou média acima de 80 – em uma avaliação que varia de zero a 100 – e serão reconhecidas pelo exemplo ambiental. O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao governo do Estado. O anúncio do ranking ambiental dos municípios acontece na próxima terça-feira, 01.12, no Anhembi, em cerimônia festiva com a presença dos prefeitos das 570 cidades avaliadas no Projeto.

Além do ranking, este ano três cidades receberão prêmios extras nas categorias de melhor infraestrutura de ciclovias, melhor programa de coleta seletiva e melhor programa de recuperação de nascentes. Uma empresa e um cidadão também serão premiados por iniciativas em benefício ao meio ambiente local.

Mantêm-se também as premiações do ano anterior: o Prêmio Franco Montoro, para os 22 municípios melhores colocados em suas Bacia Hidrográficas e a premiação aos interlocutores municipais mais ativos no Projeto.

A divulgação do ranking ambiental dos municípios paulistas está prevista para começar às 11h do dia 01.12, no auditório Celso Furtado, no Anhembi, em São Paulo, capital.

Sobre o Projeto

Lançado em junho de 2007, o Projeto Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Em 2009, os 645 municípios do Estado de São Paulo aceitaram o desafio aderindo ao Projeto. Destes, 570 conseguiram preencher o Plano de Ação completamente, tornando-se aptos à avaliação e à nota ambiental, que pode variar de zero a 100. As localidades que obtiverem nota acima de 80 vão receber o certificado de Município Verde Azul. Os municípios com melhor avaliação terão prioridade na obtenção de recursos junto ao Governo de São Paulo.
mais notícias
logo

Contato

Gabriel Guimarães Motta
CEO

Celular: 14-99701-9273
Email: fprobatalha@gmail.com

topo