Seminário de Pagamento por Serviços Ambientais reunirá especialistas internacionais

- 21/10/2009 - 11:30:42

Evento que será realizado em novembro discutirá desafios e perspectivas da valoração dos recursos naturais.

O reconhecimento de que os benefícios proporcionados pela natureza devem ser remunerados é um conceito baseado no princípio do provedor-recebedor, que vem sendo discutido não só no Brasil, mas em diversos países. O Pagamento por Serviços Ambientais – PSA é um instrumento econômico que se destaca como uma ferramenta de políticas públicas ambientais.

Para debater as perspectivas e desafios e conhecer as experiências já realizadas com PSA a Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA promoverá nos dias 03 e 04 de novembro o I Seminário Paulista sobre Pagamento por Serviços Ambientais, que reunirá profissionais da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO/ONU, do Centre for International Forestry Research, do Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza – CATIE e da Agência Nacional de Águas – ANA, entre outros.

O objetivo do seminário é reunir um público qualificado, incluindo representantes de diversos setores da sociedade, para discutir o que é e como funciona esse instrumento econômico, bem como trocar idéias e propostas que possam ajudar na concepção de programas estaduais de PSA.

Iniciativas de PSA já são desenvolvidas na Costa Rica, Colômbia, Equador, Estados Unidos, China, Inglaterra, Austrália e África do Sul, entre outros países. No Brasil, a cidade de Extrema (MG), próxima da divisa com o Estado de São Paulo, é considerada exemplo de aplicação do PSA desde 2007. Na cidade mineira, os agricultores recebem do poder municipal uma quantia mensal para preservar as nascentes de suas propriedades.
mais notícias
logo

Contato

Gabriel Guimarães Motta
CEO

Celular: 14-99701-9273
Email: fprobatalha@gmail.com

topo