Fiscalização e regulamentação geraram aumento de 14% da vegetação natural

- 01/06/2009 - 08:20:59

De acordo com a pesquisa da Secretaria Estadual de Agricultura, a área de vegetação natural de Bauru aumentou 14% em 13 anos. Pelos dados do Levantamento Censitário das unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo (Lupa), a vegetação nativa da cidade passou de 3,77 mil hectares para 4,19 mil hectares.

O estudo coordenado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) identifica como vegetação natural as terras ocupadas com diversos tipos de matas nativas, como capoeira, cerrado, cerradão, campos e similares dentro das Unidades de Produção Agropecuária pesquisadas. É toda vegetação intocada pelo ser humano ou as que estejam em adiantado grau de regeneração.

Marco Aurélio Parolin Beraldo, assistente de planejamento do Escritório de Desenvolvimento Rural da Cati de Bauru, que abrange 15 municípios, observa que a recuperação da vegetação natural se deve à regeneração das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e à intensificação da fiscalização no cumprimento da lei que determina o isolamento de 20% da mata de uma propriedade rural. -Mesmo porque, para legalizar a terra ou desmembrar uma propriedade, é preciso ter esse percentual averbado-, explica.

-Na nossa região há muitas propriedades com cultura perene, como cana-de-açúcar, citros, grandes empresas que visam exportação. E o mercado internacional exige que todas as normas ambientais sejam cumpridas e para conseguir a certificação para vender para fora-, observa. Ele também atribui o aumento da área de mata natural em Bauru e região ao intenso trabalho de fiscalização das secretarias de agricultura e meio ambiente.

Para o presidente do Fórum Pró-Batalha, Ivan de Marche, muito da recuperação da mata nativa no município pode ser atribuída aos projetos de recomposição da mata ciliar do rio Batalha. -O próprio Fórum nos últimos tempos já recuperou cerca de 150 hectares de mata ciliar-, pontua.
mais notícias
logo

Contato

Gabriel Guimarães Motta
CEO

Celular: 14-99701-9273
Email: fprobatalha@gmail.com

topo